sábado, 31 de outubro de 2015

Volkswagen Passat GTS, 1983, Azul Búzios.

Até hoje acho essa frente, com 4 faróis quadrados, moderna
Foi em 07/05/1993, no dia em que completei 16 anos, que um Passat GTS 1.6, ano 1983, Azul Búzios Metálico, idêntico ao da imagem acima, foi comprado pelo meu pai  (porém, o nosso tinha o emblema "GTS" na grade dianteira, não possuía faróis de milha e as rodas eram diferentes).

O nosso tinha rodas iguais a estas, emblema "GTS" na grade dianteira e também não possuía faróis de milha; porém, a cor era Azul Búzios Metálica, como a do Passat da 1ª foto

Foi paixão à primeira vista! Lembro-me dele parado em uma loja de carros usados na cidade de Bebedouro/SP, onde morava na época e voltei a morar há alguns anos. Meu pai trocou um Del Rey Ouro, 1982, Azul Clássico Metálico pelo GTS. Foi uma troca pau a pau (meu pai pagou apenas a comissão do vendedor - um valor irrisório, creio que o equivalente a uns R$ 300,00). 

Pegávamos muito rodovias de pista simples na época e precisávamos de um carro mais ágil para ultrapassagens. Como eu estava fazendo 16 anos, indiquei o GTS. Meu pai gostou da ideia, pois tinha ficado satisfeito com um Passat LS, 1977, Bege Saara que tivéramos no ano anterior. 

Este era ainda mais potente e ágil: motor 1.6 MD-270, à álcool, câmbio de 4 marchas, direção leve e precisa. Marcava 133.000 no hodômetro, mas parecia carro zero, de tão justo e silencioso! O acabamento em perfeito estado! Lembro-me perfeitamente da sensação que senti a primeira vez que o dirigi: câmbio curto, leve e preciso, direção leve e direta, suspensão firme e irrepreensível, freio eficiente, ronco do escapamento delicioso, painel e console central charmosíssimos... Enfim, o carro mais saboroso que eu já havia dirigido até então! 

E como arrancava!  E como freava! E como fazia curva!

Aquela frente com 4 faróis redondos ainda era repeitada em 1993! Associada às rodas de liga-leve, emblema com a inscrição em vermelho "GTS"! Por dentro, volante esportivo com 4 botões de buzina, conta-giros no painel, console central com 3 reloginhos, encosto de cabeça nos bancos traseiros... rádio toca-fitas original Volkswagen, tocando Queen, U2, Barão Vermelho, Titãs... Eu me sentia um adolescente realizado! Coisa que eu adorava era quando os colegas da escola me perguntavam: "Que carro seu pai tem?". E eu respondia, com muito orgulho: "Passat GTS!". 

Na época, meu pai fazia curso de pós-graduação em Ribeirão Preto e ia duas vezes por semana de carro assistir aula; e minha mãe fazia acompanhamento médico e ia pelo menos mais uma vez por semana para a mesma cidade. Ou seja, o carrinho estava sempre na rodovia mostrando ao que veio! 140, 150, 160 km/h eram alcançados em pouquíssimo tempo! Ultrapassava como ninguém! E não fazia feio nem frente aos mais novos! Lembro-me apenas uma vez, em que fui com meu pai à cidade de Novo Horizonte, assistir a um jogo do nosso Santos contra o Novorizontino. Na ida, meu pai foi ultrapassando todo mundo: Monza Hatch, Voyage, Uno... chegando lá, assistimos à vitória do Santos por 3x2, com direito a atuação exemplar do jogador Almir. Na volta, já anoitecendo, meu pai ultrapassou um Gol GTI 2000 cc. O dono, também santista, achou desaforo, nos passou e sumiu na nossa frente - não conseguimos ver nem a placa! kkkkkkkkk

O nosso carro era muito conservado! Veio até com manual do proprietário - o qual guardo até hoje!
Guardo o manual do proprietário até hoje
Ele foi tirado zero quilômetro dia 25/10/1982, mas o curioso é que, no documento, constava ano de fabricação 1983, ano modelo 1983
O primeiro felizardo proprietário
Rodou bem nos primeiros dias de vida. Será que fez alguma viagem?
O painel era idêntico a este: com os reloginhos e rádio no console central, conta-giros no painel, volante com 4 botões de buzina e faixa cinza em volta dos comandos do ventilador
Neste, falta o emblema "GTS", em vermelho (como o da imagem abaixo) - que azul lindo!! Saudades!!
O maior charme era esse emblema na tampa traseira, grade dianteira e nas laterais
Foi o primeiro carro que tivemos que veio com manual do proprietário! O curioso é que o carro foi tirado zero na cidade de Sertãozinho, na concessionária "Verdeterra", dia 25/10/1982; mas no documento, constava ano de fabricação 1983 e ano/modelo também 1983. Eu sempre estranhei isso, pois não deveria constar 82 modelo 83? Ele ainda conservava as placas amarelas da cidade de Sertãozinho: VF-3030 ...placa bonita, não é? Pelos documentos, parecia que nós éramos o 3º dono do carro. Alguém o comprou em Sertãozinho para revendê-lo em Bebedouro (sorte nossa). 

Fora as inúmeras "viagens" para Ribeirão Preto e a em que fomos a Novo Horizonte, fizemos outras viagens a Pirassununga e algumas curtas a Monte Alto, Olímpia, Barretos, Catanduva e Sertãozinho - todas aqui na região! Como eu amava viajar naquele Passat, mesmo no banco de trás, recostando minha cabeça nos encostos de banco traseiros! 

Foi neste carro que comecei a me tornar um motorista melhor, dirigindo com consciência, lendo o conta-giros, aproveitando o torque do motor, fazendo curvas com esportividade... Por isso, guardo as lembranças dele com enorme carinho!

No entanto, meu pai queria um veículo mais espaçoso e moderno. Usado, mas que estivesse em fabricação em 1993. O Passat era esportivo, mas possuía limitações como câmbio de 4 marchas, pouco espaço interno para a nossa grande família e havia saído de linha há 5 anos. Eu amava o carro, claro, afinal eu tinha 16 anos! Mas meu pai, minha mãe e minhas irmãs preferiam um mais novo! Sugeri um Passat GTS Pointer 1.8, mas meu pai respondeu que não precisava de um motor mais potente, queria um automóvel mais moderno e espaçoso!

Em uma tarde fria, sexta-feira do início de setembro (fazia frio em setembro em 1993! Bons tempos...), voltávamos de Passat de Ribeirão Preto para Bebedouro, quando passamos por Sertãozinho (cidade em que ele foi tirado zero quilômetro), meu pai viu na seção de seminovos da Ford Ortovel, uma Fiat Elba, Azul Florença. Ele retornou e foi conosco vê-la! Era uma modelo CS, motor 1500 cc "argentino", câmbio de 5 marchas, ano 1988, com 61.000 km rodados, única dona, com placas amarelas de Viradouro/SP. O vendedor disse que ela havia dado a Fiat Elba como parte de pagamento na compra de um Escort Hobby 1.6 zero quilômetro. 

Eu amava o Passat e preferia um esportivo, mas ao ver a Fiat Elba, gostei do carro! Primeiro porque sempre gostei de peruas! Segundo porque ela era moderna, alta, espaçosa, com painel bem interessante (era um show aquele painel da família Uno dos anos 80, com comandos satélites), conta-giros grande, relógio digital no teto, limpador do vidro traseiro e tinha uma cor linda: não era azul metálica; era um azul sólido e escuro, que passava muita personalidade e combinava com o estilo da perua.

Era do mesmo azul desta da imagem abaixo, porém a pintura estava novíssima, brilhava! Não encontrei outra foto, então postei esta só para passar uma ideia! 

Imagine este azul quando a pintura ainda era nova


Este azul, quando novo, era bem bonito

Queria encontrar uma Elba com este azul, que tivesse com a pintura nova

Enfim, fomos dar uma volta com a Elba. Que silêncio, que leveza, que painel moderno! A pintura azul escura contrastava com o tecido cinza claro dos bancos! E, em 1993, o carro ainda era atual (a Elba foi fabricada até o final de 1996)! Além disso, era relativamente barato! Lembro que meu pai deu o Passat mais 30% do que ele valia na época! Mas o salto era enorme! Sairíamos de um carro com 10 anos de uso, fora de linha, com 146.000 km rodados, para um que ainda estava em fabricação, com 5 anos de uso e apenas 61.000 km rodados. Acabei me convencendo! 

Voltamos para Bebedouro de Passat, pois meu pai ainda queria pensar. Mas, ainda na mesma tarde, quase 18h, ligou para o vendedor e disse que no dia seguinte iria buscar a Fiat Elba. O mesmo respondeu: "Por que não vem agora? Eu espero!". 

E lá fomos nós estrada a fora, já de noite, viajar 55 km de Passat GTS, para trocá-lo pelo nosso mais novo carro! Após 4 meses e 13.000 km rodados em nossas mãos, lá ia o GTS de volta para sua "cidade natal", marcando 146.000 km no hodômetro.

Uma semana depois buscaríamos o Passat de volta em Sertãozinho! Mas essa história  e a da Fiat Elba CS 1500, 1988, Azul Florença, contarei na próxima postagem! 

5 comentários:

  1. Olá amigo....Por favor me passe seu e-mail..Posso te ajudar a localizar alguns dos seus carros...Me identifiquei com suas histórias..A placa atual desse Passat é BLZ3319 / Andradina -SP

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  2. https://www.google.com.br/maps/@-20.907374,-51.3837242,3a,66.4y,271.9h,89.45t/data=!3m6!1e1!3m4!1szjgPEIF5PMlnpDGS6FBnnA!2e0!7i13312!8i6656 Olha ele dentro da casa da esquina..

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  3. Amigo me confirme se a cor do carro e azul Búzios 095 , meu Passat está pra pintar e quero confirmar a cor original deke! O código e 095!

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  4. Tenho um passat azul búzios verdão 1983GTS. O único em São Paulo. 11965630742. Carron100% original

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