sábado, 31 de outubro de 2015

Volkswagen Fusca 1300, 1970, Bege Claro.

O nosso também era "1ª série" e possuía lanternas traseiras "fumê"; mas as placas eram amarelas, da cidade de Ribeirão Preto/SP

Meu pai vendeu o Passat LS, 3 portas, 1977, Bege Saara, no início de dezembro de 1992, mas permaneceu com o Del Rey "Série Prata", 4 portas, 1983, Prata Strato Metálico. A ideia era ficar com um carro só. No entanto, depois que o novo dono levou o Passat, parece que ficou faltando algo na garagem, ela ficou quase vazia...

Enfim, meu pai resolveu comprar uma mobilete para mim e aplicar o resto do dinheiro. Gostei da ideia, afinal eu ainda tinha 15 anos e um ciclomotor me daria uma liberdade maior do que pegar o Del Rey do pai emprestado. Então, em um domingo, fomos à feira de automóveis que funcionava no estacionamento do shopping daqui de Bebedouro/SP.

Encontrei uma Monark Monareta AV-X, 50 cc, ano 1985, vermelha e meu pai comprou-a para mim. Era daquele modelo mais antiguinho, de farol redondo, mas estava bem conservadinha e simpatizei com ela.

A minha era idêntica
Mas no mesmo dia em que ganhei a Monareta, vimos na feira de automóveis um charmoso Fusquinha ano 70, primeira série (o primeira série ainda tinha garras nos para-choques, que foram abolidas nos segunda série - fabricados a partir de agosto/1970). Era da cor Bege Claro, motor 1300 e estava bem originalzinho por fora (exceto pelas lanternas traseiras "fumê"). Por dentro, exibia os bancos pretos revestidos com tecido (em vez do revestimento de vinil original), volante Grand Prix, bolota do câmbio com "imitação de caranguejo" dentro e toca-fitas da marca Precision. O motor era novíssimo, havia sido recém retificado, o câmbio era justíssimo e como o bichinho andava e freava bem! As placas ainda eram amarelas, da cidade de Ribeirão Preto (o proprietário havia comprado-o lá) e guardava aquele cheiro delicioso de Fusca em seu interior. Tenho anotado aqui que o hodômetro registrava 27.000 km, mas pelo estado, chuto que era 227.000 km.
A manopla do câmbio tinha uma imitação de caranguejo dentro; como esta da imagem
O volante era igual a este, mas com o desenho de um capacete no botão da buzina
Adoramos o Fusca, mas fomos lá para comprar a Monark Monareta, certo? Então voltamos para casa com ela. Fiquei satisfeito e passei a rodar Bebedouro inteira com o ciclomotor. Morávamos há apenas 5 meses na cidade e eu não a conhecia toda. Com a Monareta, rodei por todos os bairros do município, sozinho ou com minhas irmãs. A sensação de liberdade era muito boa! Mas o Fusquinha não saía das nossas cabeças...

Na semana seguinte, fomos passear na feira de automóveis. Vimos o rapaz vendendo o Fusca. Ele nos ofereceu novamente, mas meu pai não queria um segundo carro. Fomos embora para casa.

Mas o rapaz que me vendeu a Monareta, estava lá. E passou nosso endereço para o dono do Fusca. No final da tarde daquele domingo, ele apareceu em casa e ofereceu o Volkswagen por um preço tentador. Como Fusca sempre foi valorizado e, naquela época, o dinheiro na poupança acabava rendendo menos que a inflação, meu pai acabou comprando-o (parece surreal hoje, mas no início dos anos 90, carros bem aceitos no mercado de usados, como Fusca ou Gol, valorizavam mais do que a Poupança).

Na mesma noite peguei-o para dar uma volta e me senti viajando no tempo! Como o Fusca é um carro gostoso! Amava dirigi-lo ouvindo The Beatles! E sonhava em ficar com ele até os meus 18 anos!

Eu arrumava pretextos para sair de Volkswagen! Andava mais nele de que no Del Rey! Mas não deixei de andar de mobilete!

Em fevereiro de 1993, passeando de Monareta, passei em frente ao Hospital Santa Casa, quando um Fusca Bege Alabastro não respeitou a placa de "Pare" e atravessou na minha frente (a preferencial era minha), colidindo comigo e me jogando longe. Quebrei o braço, fiquei com luxação nas duas pernas, sem poder andar por duas semanas e não quis mais saber de mobilete - que entortou e quebrou algumas peças. Meu pai a vendeu barato, poucos dias depois, no estado em que estava, para uma moça que trabalhava na mesma empresa que ele (FRUTESP). O motorista do Fusca? Fugiu! Um outro Fusca Bege Alabastro que ne socorreu!

Tive sorte, pois em 1993, ninguém utilizava capacete dentro da cidade, no interior de SP (todos passaram a usar em 1994 ou 1995, se não me engano). Já pensou se eu tivesse batido a cabeça?

No mesmo mês do acidente (fevereiro/93), meu pai vendeu o Del Rey "Série Prata", 4 portas, 1983, à álcool, Prata Strato Metálico e comprou um 1982, porém mais completo: era um "Série Ouro", 2 portas, à gasolina, Azul Clássico Metálico, com interior monocromático marrom, ar condicionado, vidros elétricos, rodas de liga leve, painel completo com 6 instrumentos, faróis de milha etc.. Contarei a história deste na próxima postagem. 

O Fusca ainda ficou conosco até abril de 93. Como o Fusquinha não tinha muita estabilidade na rodovia e não era um carro rápido e confortável para ir a Ribeirão Preto, onde meu pai fazia pós-graduação, ele foi se desinteressando pelo carrinho. Um rapaz o viu na nossa garagem, fez uma boa proposta, pagou em dinheiro e levou-o embora! Disse que o deixaria em uma oficina de funilaria e pintura, pois queria restaurá-lo nos padrões originais. 

E o carrinho merecia! Digo merecia, pois na noite do mesmo dia em que o novo dono o deixou na oficina, um funileiro que trabalhava lá pegou o Fusca escondido para ir beber. Depois pegou a rodovia sentido da cidade de Viradouro e capotou o carro, dando perda total! O funileiro se machucou, mas sobreviveu! Mas o Fusquinha 70 deixou de existir, aos 23 anos de uso e acredito que cerca de 230.000 km rodados - dos quais 3.000 km em nossas mãos, nos 4 meses em que ficou conosco.

O novo proprietário ficou no prejuízo. No entanto, um mês depois ele comprou um outro Fusca, do mesmo ano e da mesma cor. Ficou muito feliz, mas na semana seguinte à compra, ele o dirigia por uma avenida da cidade, quando uma caminhonete F-1000 não respeitou a placa de "Pare" e bateu em alta velocidade no meio do Volkswagen. O dono do Fusca morreu na hora... Esse não teve sorte com Fusquinhas, apesar de amá-los....

Próxima postagem: Ford Del Rey Ouro, 1982, Azul Clássico Metálico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário